Fauna

Micaely 
  A Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, nessa floresta reside uma grande variedade de seres vivos, vegetal e animal. Alguns registros e pesquisas revelam que na Floresta Amazônica, existem aproximadamente cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 de mamíferos e dezenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos. No entanto, esses números apresentados não são totalmente definitivos, pois por falta de pesquisas, muitas espécies de animais ainda continuam desconhecidas pela classe científica e pelo público em geral.Esse rico ecossistema detém uma imensa quantidade seres vivos, desde microrganismos até animais de grande porte, de briófitas até árvores de grande porte.http://aflorestaamazonica.blogspot.com.br/2008/05/fauna_14.html


                                                                Macaco guariba. Foto: CPB/Ibama
                                                    Macaco guariba. Foto: CPB/Ibama
Pesquisas indicam que na Amazônia existem cerca de trinta milhões de espécies animais. Dá para acreditar? E isso porque nem todas as espécies foram encontradas e estudadas pelos cientistas. Lá existem alguns animais que ainda são desconhecidos pelos homens.
Bom, mas uma coisa é certa: são muitos animais convivendo neste grande ecossistema. Talvez os mais famosos deles sejam os macacos. Eles são numerosos: coatás, guaribasbarrigudos...  Uma infinidade de primatas pode ser encontrada nos galhos das árvores amazônicas. Além deles existem outros mamíferos característicos da região. São mamíferos terrestres, como onças, tamanduás, esquilos, e mamíferos aquáticos, como peixes-boi e botos.
Os répteis também têm território garantido. Em um passeio pela região podem ser vistos lagartos, jacarés, tartarugas e serpentes. Entre os anfíbios, existem variados tipos de rãs, sapos e pererecas. Uma grande coleção de peixes é outro fato digno de nota: nas águas amazônicas estão 85% das espécies de peixes de toda a América do Sul. Todos os anos milhares deles migram tentando encontrar locais adequados para reprodução e desova. É o que se chama Piracema.
Foto: Wikipedia
Outros seres ainda menores têm grande importância no equilíbrio deste ecossistema: os insetos. Eles são numerosos. Besouros, formigas, mariposas e vespas fazem parte do grupo que é maioria na fauna amazônica.
Na terra, na água e no ar. Há grande variedade também de aves na floresta. Araras,  papagaios, periquitos e tucanos colorem as copas das árvores. Mais de mil espécies de aves já foram catalogadas.

http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-amazonico.html

Em relação a fauna, a floresta abriga várias espécies de mamíferos, entre eles os veados, javalis, raposas, leões da montanha e doninhas, além de pequenos mamíferos arborícolas (que vivem nas árvores) como esquilos e arganazes. Asaves também estão presente nessa floresta, como as corujas.
Coruja de orelhas longas e esquilo aborícola.
Foto (coruja): Alan e Elaine Wilson


Exceto no inverno, a floresta é um lugar barulhento, na primavera as aves anunciam seus erritórios, os esquilos tagarelam e gritam, e as rãs e os insetos fazem o coro nas noites de verão. Quando chega o outono, o silêncio começa a invadir a floresta. Geralmente, mais de 75% das aves emigram, as demais abandonanm seus territórios e se reúnem em bandos, à procura de abrigo em  florestas ou nos vales dos rios.
Os mamíferos se protegem do frio em troncos ocos. Os morcegos hibernam  (período de dormência ou inatividade), suas temperaturas caem quase à congelação e todos os seus processos metabólicos ficam diminuídos. Os ursos que adquiriram gordura durante todo o verão, mantêm a temperatura do corpo, mais ficam em estado de topor, é nesse período que dão cria. A maioria dos insetos e de outros invertebrados abandona as árvores e arbustos e migra para o solo. Muitas espécies sobrevivem somente em forma de ovos ou outros estágios imaturos, ou ainda como organismos dormentes ou semidormentes, para emergir na primavera, quando a vida volta à floresta.
Panda-vermelho (Ailurus fulgens) mamífero arborícola que pertence à família Ursidae e que vive nos Himalaias e no sul da China, nas florestas temperadas de altitude.

Mesmo que as florestas temperadas não apresentam uma biodiversidade  a se comparar com as florestas tropicais, são encontradas espécies únicas de fauna e flora.



Panda-vermelho (Ailurus fulgens) mamífero arborícola que pertence à família Ursidae e que vive nos Himalaias e no sul da China, nas florestas temperadas de 
altitude.

http://www.infoescola.com/biomas/floresta-temperada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário