Flora


Thais e Micaely

Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico.
É um termo muito utilizado em botânica. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies. É o que acontece com a flora brasileira, pois em nosso país existem diversos ecossistemas como, por exemplo, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, entre outros. Cada ecossistema possuí flora específica, adaptada às condições ambientais da região.
Flora da Amazônia: seringueira, annona, attalea, fabaceae. 
Nessa floresta predominam as plantas decíduas ou caducifólias, ou seja,  as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, perdem as folhas no fim do outono e as readquirem na primavera. Essa perda das folhas é uma adaptação ao inverno rigoroso ou estação seca, pois faz com que a planta reduza sua atividade metabólica, conservando a água durante o período em que a maior parte dela fica imobilizada no solo sob forma de gelo, suportando assim as baixas temperaturas.
Carvalhos-alvarinho e negral (ainda com o tom verde), carvalhos-americanos (avermelhados), bétulas e bordos (amarelelados) castanheiros, tramazeiras, freixos (todos ainda de verde, também).
Carvalhos-alvarinho e negral (ainda com o tom verde), carvalhos-americanos (avermelhados), bétulas e bordos (amarelelados) castanheiros, tramazeiras, freixos (todos ainda de verde, também).

Na Europa, as árvores características da floresta temperada são os carvalhos e as faias. Já na América do Norte predominam os bordos, e também algumas espécies de bétula, carvalhos, pinheiros, sequóias e faias. Além dessas árvores, estão presentes também arbustos, plantas herbáceas e musgos.
Nas florestas temperadas chega a haver quatro camadas de vegetação:
  • Uma camada de árvores, cujas copas formam uma cobertura contínua, com cerca de 8 metros a 30 metros de altura;
  • Uma camada de arbustos, com cerca de 5 metros;
  • A camada de capins e outras plantas herbáceas (não lenhosas), que florescem tipicamente na primavera antes das árvores refazerem as frondes (copa);
  • A camada rasteira, que consiste de musgos e hepáticas, cobertas por uma camada de folhas caídas.
  • http://www.infoescola.com/biomas/floresta-temperada/

Um comentário: