Floresta Amazônica

Thais e Micaely
             
A Amazônia possui 60% do seu território em solo brasileiro. Ela é um dos maiores e mais complexos biomas terrestres, devido a sua enorme biodiversidade. Várias espécies podem ser encontradas nesta região, por isso que ela foi considerada, no ano 2000, Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
A floresta é constituída por vários ecossistemas, como formações pioneiras, matas de igapós, matas de várzea, matas de terra firme, etc. Eles estão distribuídos em 23 eco-regiões e abrangem os estados do Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Amazonas.
Ela ainda possui um dos maiores rios de todo o planeta, o Rio Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes, no lago Lauricocha, Peru, e deságua junto a ilha de Marajó, no Oceano Atlântico. Ele recebe vários afluentes, como o rio Negro, Madeira e Tapajós. Em alguns pontos e épocas do ano, o rio atinge 45 quilômetros de largura.
A Amazônia perante o estado que se encontra, necessita urgentemente de conscientizações de preservação. Para isso acontecer cada pessoa que causa ou causou algum dano à mesma tem que verificar seus conceitos e parar.












Introdução :
Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, VenezuelaColômbia, Peru, BolíviaEquadorSuriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".

Conhecendo a floresta 
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.
Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies de peixes
O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.

Desmatamento da Floresta Amazônica

A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.
Incêndio na floresta - Queimada para desmatamento Corte da madeira. Desmatamento da Amazônia.

http://www.webciencia.com/17_intro.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário